sábado, fevereiro 21, 2009

As pessoas estão rudes


Parece uma epidemia e, por si só pode causar diversas doenças do corpo e do espírito. Para quem faz e para quem convive com quem faz.
Estou constantemente sobressaltada, esperando o próximo mau educado que vai cruzar o meu caminho. Outro dia, ao pegar o ônibus e sorridentemente cumprimentar o motorista, tive dificuldades em achar as moedas certas para pagar a passagem. Em poucos segundos, a trocadora (sim o animal era fêmea) diz em tom ríspido:
__ Vai, vai, anda looogo!
Olhei para a porta do ônibus e realmente, se aglomeravam alguns passageiros na porta querendo entrar, sem poder, antes que eu liberasse a roleta, mas será que ninguém espera mais um minuto antes de ser brusco com alguém?! Eu nem respondi, fiquei muda. Para quem me conhece bem, sabe que poucas coisas me deixam muda. Eu falo o que penso, discuto, me coloco, peço explicações infinitamente. Descobri que a grosseria aleatória me emudece. Tem me deixado engolindo seco, pois não acho o que dizer. Minha cabeça gira, e naquele segundo, para mim, o mundo se acaba. Afinal, o que fazer? Educação é algo que se constrói desde muito cedo. Se um adulto age assim, caso perdido.
A desculpa é sempre a mesma. O tempo urge, temos que fazer várias coisas ao mesmo tempo; estamos cronicamente atrasados não sei para chegar aonde, mas estamos. Não custa porém, num ato último de esperança na espécime humana relembrar algumas coisinhas:
É de bom tom não atender ao telefone celular enquanto se conversa cara a cara com alguém.
Não é bom conversar ao telefone e fazer mil coisas ao mesmo tempo. Pare para ouvir bem a pessoa!
Não furar fila; não roubar vaga em estacionamento; cumprimentar (com um sorriso, se não for pedir muito)as pessoas que passam pelo seu caminho.
Não é bonito falar mal de alguém sem que essa pessoa esteja presente.
É de bom tom ceder seu lugar aos mais velhos;
É educado avisar com antecedência uma visita à casa de alguém; e quando for leve flores ou chocolates, uma lembrança qualquer como agradecimento...
Um e-mail, um telefonema depois de um encontro com amigos, agradecendo, também pega bem.
É muito feio se atrasar. O seu tempo vale tanto quanto o tempo da pessoa que está te esperando!
E se você marcou, não falte. Se vai desmarcar faça com bastante antecedência. Mesmo assim, não é legal ser visto como alguém que vive desmarcando compromissos: cansa!!!
Evite palavrões, deixe-os para momentos realmente de raiva e cólera. E fale baixo, num tom suportável e que não vá acarretar nenhum mal aos tímpanos alheios.
Não desdenhe, nem fale mal de algum evento que esteja participando como convidado. O silêncio sempre vale ouro, e dá um certo ar de mistério.
Deixar o telefone ligado no cinema, ou ficar falando o tempo todo sobre o filme, não é nada agradável.
Trate aqueles que te servem com respeito e muito carinho. É horroroso gente que trata garçon ou porteiro como escravo.
Dê gorgeta, elogie quando receber de alguém algo que te agrada.
Fumantes: preciso dizer? Really?
Jogue lixo no lixo, não maltrate os animais, enfim, a lista é infinita.
Tudo isso pode tomar um pouco mais do nosso tempo, mas com certeza vai deixar a todos mais felizes, mais calmos e tranquilos. Talvez, quem sabe assim, até pode te sobrar um tempinho para tomar um chazinho com alguém que você goste e que gosta muito de você também? A paz costuma vir de retorno às nossas ações.

3 Comentários:

Às 9:14 PM , Blogger Fernando Lutterbach disse...

Isso mesmo Carol! A pressa é inimiga da educação e a paciência é a base de uma sociedade feliz e civilizada. Aqueles que sabem esperar tem chances muito maiores de serem boas pessoas. Se todos pensassem como você este mundo seria maravilhoso. Beijo na boca.

 
Às 6:52 PM , Blogger Rodrigo Vianna disse...

Vivemos epidemias: rudez; corrupção; ignorância; falta de amor; o funk...
Fazer o que? Resistir. Resistimos! Poesia e bons modos: tudo se começa pelo primeiro pequenino passo.

 
Às 11:43 PM , Blogger Isa Discacciati disse...

Carol,
é dureza mesmo...um dos motivos que me afugentaram de vez da Italia foi a falta de delicadeza(pra nao ser indelicada)das pessoas.No inicio, por muitas vezes eu chorei caladinha, prendendo o soluço, tive a fase de me rebelar e aquela de retrucar. Hoje,graças a Deus a unica herança foram os berros que dou, nao consigo falar baixo..hahaha.
To contigo na campanha.
Bjoca

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial