sexta-feira, setembro 22, 2006

LAVRAS NOVAS GANHA O MUNDO

A charmosa Lavras Novas fica incrustada nas montanhas mineiras, e é hoje o principal refúgio de casais urbanos que estão em busca de tranqüilidade e belas paisagens. As charmosas pousadas e pequenas lojas e restaurantes locais são um convite ao descanso e ao prazer. Os moradores, pessoas simples e alegres se transformam - para o turista mais observador - no ápice turístico da pequena vila. A maioria deles sobrevive com o que a natureza lhes oferece.
A tradição mais forte em artesanato local é o trabalho feito em taquara. Os artesãos fazem principalmente cestos para decorar ambientes.
A cestaria já foi atividade de toda a comunidade, mas hoje é feito por no máximo dez famílias, já que o bambu está cada vez mais raro na região e sua renovação é feita somente de oito em oito anos.
É, por ironia do destino, o filho de uma cesteira e de um tropeiro que vem chamando a atenção do circuito artístico mineiro. Figura símbolo de Lavras Novas, Advânio Lessa começou a fazer cestos de taquara aos seis anos de idade. Quando tinha 14 resolveu seguir um outro caminho, criando luminárias com raízes e galhos secos encontrados nas matas da região. Seu pequeno e primeiro atelier se ganhou o bem humorado nome de “Nóis qui faiz, Cês qui compra”. Advânio ficava na porta chamando os turistas para uma prosa, enquanto mostrava o que ele estava criando. E não há quem não se envolva pelo carisma e a mineirice de Advânio. “O importante é as pessoa ‘vê’ o trabáio. Quanto mais gente mió. Não precisa comprá, não”, afirma com seu jeito cativante de falar.
Advânio começou a construir com suas próprias mãos um atelier maior. Fez com as próprias mãos até os tijolos de adobe dessa casa miscigenada de pau a pique e materiais de demolição, que levou três anos para ficar pronta. Hoje, expõe suas esculturas feitas com materiais retirados da natureza e suas pinturas feitas com pigmentação de terra da região. No subsolo, o artista fez uma adega, e a casa de vinhos do Advânio acabou sendo batizada de “Advinho”. O local virou ponto de encontro de artistas, apresentações musicais e teatrais.
Por falar em teatro, o inquieto Advânio é um dos melhores alunos do curso de interpretação que Jonas Bloch, ator que adotou a cidade como sua, ministrou para os moradores de Lavras Novas. Foi o famoso ator que indicou o iniciante para um teste no Rio de Janeiro para o filme JK, de Zelito Viana. Advânio foi selecionado e ainda participou de outro filme: “Filhas do Vento”.
Quando pergunto onde ele vai parar, Advânio diz animado: “Na Europa! Vou morá lá mais minha muié e minha fia”. Não parece se importar com o lugar e sim em aprender e mostrar seu trabalho para mais gente ‘diferente’.





Foto: Fernando Grilo
Atelier de Advânio Lessa em Lavras Novas - MG

1 Comentários:

Às 5:45 PM , Blogger Unknown disse...

Advânio...grande amigo. Uma pessoa inteligente por natureza, admirável. Fonte inesgotável de vida intelectual e força de vontade. Ele merece tudo de bom porque eu sei o quanto ele batalhou para mostrar que não era só mais um e honra o sobrenome Lessa que também é da minha famíliae o representa muito bem.Valeu Advanio!!! Lili

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial